Nossa história.
Como nasceu o Projeto NEURONI?
Inácio, aos 9 anos de idade, começou a empreender para ajudar nas despesas familiares, vendendo picolés em campos de futebol, algo que ele gostava de fazer, pois não apenas lucrava com a venda dos produtos, mas também convivia em um ambiente que adorava. Aos 16 anos, empreendeu na área da moda, fabricando roupas para venda no atacado e varejo na famosa Feira da Sulanca, situada no Polo de Confecções de Pernambuco. Em 2005, concluiu o Magistério, onde lecionou por 2 anos. No entanto, sua visão empreendedora falava mais alto, e em 2007 iniciou um curso de HTML, onde nasceu sua paixão pela área da tecnologia. Já em 2008, constituiu legalmente sua primeira empresa, a ADAPTA TECNOLOGIA.
Os anos foram passando, e sempre munido de uma forte visão de crescimento e vontade de contribuir para a sociedade, em 2020 resolveu criar startups como a Adapta Pay, o Cotando Frete e a Feiras da Sulanca, visando contribuir para o crescimento de pequenas e médias empresas de todo o Brasil.
Em 2022, com a meta de acelerar suas startups, ingressou nos ecossistemas de inovação, tendo participado de vários programas: Inovativa Brasil 2022, Fast Motion Sebrae PE 2022, Startup Nordeste 2022, Conecta Nordeste 2022 e, por fim, Capital Empreendedor 2022, onde conheceu a Chris. Inácio é CEO do Grupo Adapta e fundador da Adapta Bank, empreendedor serial, mentor e investidor de startups, gestor de inovação e tecnologia, diretor de tecnologia do Sindloja Caruaru, membro diretor do Rotary Club Caruaru e coordenador da Câmara de Negócios do COMCITI (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Caruaru). Seu propósito de vida é auxiliar as pessoas a desenvolverem suas competências pessoais, profissionais e empreendedoras, por meio de valores, conhecimentos e muita prática!
Atualmente, Inácio empreende nas startups: Adapta Bank, Adapta Pay, Adapta Id, Adapta Juris, Imobilari, Mediplace, Cotando Frete, Contab On, Stoor, Feiras da Sulanca, La Comida, Ver Agora, Supermerkados, Recommend, Beni, Divulgativo, Azor, Neuroni e Vida 60+.
Desde os 5 anos de idade, Chris sonhava em ser cientista, um projeto que, por contingências da vida, não teve como concluir na juventude. Acabou por seguir uma carreira corporativa de 20 anos em São Paulo, que resolveu abandonar em 2007 para empreender na área do desenvolvimento humano. Após diversos cursos com foco comportamental, percebeu que "faltava algo" na área, e esse algo tinha a ver com maior consistência e aprofundamento.
Essa percepção fez com que, em 2012, começasse a investigar sobre a neurociência comportamental. Foi amor à primeira vista, mas na época não havia formações universitárias na área no Brasil. De mente inquieta, em 2014, passou três meses em São Francisco fazendo alguns cursos com foco na neurociência, além de contatos com especialistas para entender um pouco mais sobre esse universo. Foi lá, em uma das viagens de metrô entre Berkeley e São Francisco, que percebeu a quantidade de pessoas que acessavam seus celulares e se fez a seguinte pergunta: "E se essas pessoas tivessem um aplicativo para trilhar o caminho do autoconhecimento e do desenvolvimento humano, com base científica?". De volta ao Brasil, fundou a I Can Choose e mergulhou no universo da neurociência, onde passou a desenvolver metodologias e facilitar treinamentos comportamentais com base neurocientífica.
De 2014 a 2022, iniciou uma maratona de treinamentos, palestras e mentorias para os segmentos de startup e corporativo, incluindo projetos no Sistema Sebrae, Volvo Brasil, Justiça Federal do Paraná, Renault Brasil e Incubadoras do Estado do Paraná. Desde 2019, é idealizadora e mentora comportamental do Programa Capital Empreendedor do Sebrae Nacional. Nesse meio tempo, entre 2017 e 2018, fez uma pós-graduação em neurociência comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 2020, mudou-se para Portugal para cursar e concluir um mestrado em ciências do comportamento no ICSTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde vive atualmente.
Aquela pergunta "E se as pessoas tivessem um aplicativo..." ficou em maturação até 2022, quando conheceu o Inácio. Juntos, começaram a transformar suas inquietações e propósitos em um projeto concreto. Nascia assim a NEURONI, fundada oficialmente em 18 de janeiro de 2023, com a missão de levar conhecimento de qualidade, acessível e de base científica na área do comportamento e do desenvolvimento humano para pessoas e organizações no Brasil, em Portugal e outros países.